Essas sequelas não são “normais”.
É o seu corpo pedindo ajuda!
A Covid-19 é uma doença sistêmica que, além do sistema respiratório, pode afetar o coração, o cérebro, os rins, o intestino, e outros órgãos, ocasionando alterações agudas!
Estar curado não significa que o vírus deixou o organismo do paciente, pois existem reservatórios do vírus dentro do corpo.
Ao contrário do que muita gente pensa, o Sars-CoV-2 é capaz de invadir diferentes tecidos do corpo, causando danos diversos que podem perdurar por bastante tempo.
O processo inflamatório desencadeado pela Covid-19 é altíssimo.
Mesmo depois que o vírus já desapareceu do corpo, alguns pacientes apresentam um alto grau de inflamação, que contribui para a síndrome pós-covid, ou Covid longa. Essa inflamação não resolvida pode levar a uma doença subclínica, que é o ponto de partida para doenças crônicas, como por exemplo: diabetes, hipertensão, etc.
O acompanhamento médico deve seguir nos meses subsequentes para uma avaliação mais ampla e segura.
Médica há 37 anos e Nefrologista há 34 anos. Neste período tive uma clínica de diálise e pude acompanhar diversos pacientes crônicos, escutando suas histórias de vida e de doença.
Possuo conhecimento e prática em Medicina Chinesa (acupuntura e fitoterapia), Florais quânticos, terapia neural, constelação familiar, Tikun médico, e utilizo a técnica do BDORT (BDigital O-ring test) para diagnósticos e seleção das medicações, com o intuito de auxiliar meus pacientes de forma integral, na busca do equilíbrio e da cura.